segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Região Sudeste ( Lucas Renato )

Relevo 

O relevo da região sudeste é marcado pela variedade; não há uma uniformidade nos quatro estados que compõem a região. Há planícies, planaltos, algumas depressões, mas é marcado pelas serras e cadeias montanhosas. Exemplo disso é a Serra do Espinhaço e a da Mantiqueira. Esse relevo favorece a geração de energia hidrelétrica, principal fonte de abastecimento energético do país. Aproveitando esse potencial existem usinas como a Urubupungá (SP), maior da região sudeste.

    São, basicamente, quatro os tipos de relevo que podem ser achados nessa região: planície e terras baixas costeiras, serras e planaltos do leste e do sudeste, planalto meridional e a depressão periférica.

    A planície e terra baixa costeira estão, como o próprio nome diz, na região costeira. Vai do litoral do nordeste até o Rio Grane do Sul.  É caracterizado por formar larguras variáveis, indo de grandes baixadas até estreitos. Essas características facilitam a formação de costas altas. Parte das praias do sudeste está dentro dessa classificação.

    As serras e planaltos do leste e sudeste (também conhecido como planalto Atlântico ou oriental) é o tipo de relevo mais marcante no sudeste: têm as características das grandes serras e paredões de pedras. Muito comum em Minas Gerais.

    O planalto meridional é conhecido pela variação de pedras menos resistentes e outras mais duras, possibilitando várias falhas no relevo. Está presente principalmente no centro-oeste de São Paulo e no oeste de Minas Gerais.

    Por último, temos a depressão periférica que é um tipo de solo baixo e plano, e está geralmente no meio das serras, tomando uma forma parecida com uma canoa.

    Assim como o relevo, o clima do sudeste também é variado. Somente nessa região, podem ser notados os climas tropical, tropical de altitude, subtropical e litorâneo úmido.  


Fauna 


A região Sudeste é a mais desenvolvida do país. É composta pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro,Minas Gerais e Espírito Santo.  Apesar de não ser uma região muito extensa, o Sudeste possui uma variedade de ecossistemas.
A fauna na região Sudeste é caracterizada por uma grande diversidade de espécies, dividida entre os seus três biomas. O bioma Cerrado ocupa a maior parte do Sudeste. É um bioma que possui grande riqueza de espécies animais. Tem cerca de 1.500 espécies conhecidas. É o segundo maior conjunto de espécies animais do planeta. Algumas das espécies de animais do cerrado só são encontradas nesse bioma.
Entre as espécies conhecidas no cerrado, estão mamíferos, aves, anfíbios, répteis e insetos. Algumas correm o risco de extinção, como, por exemplo, a anta, o lobo-guará, o tatu-bola, o tatu-canastra, o cervo, a lontra, o pato-mergulhão, o falcão de peito vermelho, entre outros.
O bioma Mata Atlântica, o segundo maior do Sudeste, é localizado mais próximo ao litoral. Também é um bioma rico, com grande variedade de animais, como mamíferos, aves, peixes, anfíbios, répteis, insetos e outros invertebrados. Algumas espécies estão ameaçadas de extinção, como a onça pintada, o tamanduá-bandeira e a capivara, que também estão no bioma Cerrado. Ou, ainda, o mico-leão dourado, o bicho preguiça, a jaguatirica, o tatu-pelado e o cachorro do mato, entre outros.

Capivara
O bioma Caatinga possui uma quantidade menor de espécies, comparado-se ao Cerrado e à Mata Atlântica. Sendo o menor bioma da região Sudeste, a caatinga tem espécies como a arararinha-azul e o sagui-de-tufos-brancos ameaçados de extinção. Entre os outros animais desse bioma, estão a cutia, o preá, o gambá, o veado-catingueiro, o tatu-peba, a asa-branca e o sapo-cururu.
A caça e a pesca predatórias contribuíram muito para a extinção de algumas espécies e a quase extinção de outras. A preservação da fauna depende também da diminuição da poluição do meio ambiente e também da manutenção dos ambientes, em seu estado natural.  

População 
O Sudeste é uma das cinco macrorregiões do Brasil, sendo formado pelos estados deMinas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Sua extensão territorial é de 924.511,3 quilômetros quadrados. É o complexo regional mais populoso e povoado do país, pois de acordo com dados do Censo Demográfico realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), totaliza 80.364.410 habitantes. Sua densidade demográfica é de aproximadamente 87 habitantes por quilômetro quadrado. 

A distribuição da população da região Sudeste por estado, ocorre da seguinte forma: 

São Paulo – 41.262.199 habitantes. 
Minas Gerais – 19.597.330 habitantes. 
Rio de Janeiro – 15.989.929 habitantes. 
Espírito Santo – 3.514.952 habitantes. 

A Região era habitada por tribos indígenas quando ocorreu a ocupação portuguesa. A miscigenação do português com o índio teve início no século XVI, época em que se formaram as primeiras cidades, como São Vicente, São Paulo e Rio de Janeiro. O negro foi trazido à região para a realização do trabalho escravo e, consequentemente, contribuiu para a diversidade étnica e cultural do Sudeste. 

Porém, foi com a expansão cafeeira no fim do século XIX e início do século XX, que o Sudeste recebeu imigrantes de diferentes lugares do mundo, principalmente italianos, japoneses, alemães, sírios e libaneses para trabalharem nas lavouras de café. Os fluxos migratórios com destino à Região não cessaram. Posteriormente, vieram espanhóis, coreanos, poloneses, suíços, holandeses, franceses, entre tantos outros. Estima-se que são mais de 70 nacionalidades distintas, presentes na população do Sudeste. 

Além dos imigrantes estrangeiros, os estados do Sudeste, em especial São Paulo, atraiu – e ainda atrai – centenas de milhares de migrantes do território nacional, oriundos principalmente dos estados do Nordeste. 

Os Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) estão entre os melhores do Brasil: São Paulo, 0,833; Rio de Janeiro, 0,832; Espírito Santo, 0,802 e Minas Gerais, 0,800. A maioria da população reside em áreas urbanas (aproximadamente 93%), e as taxas de alfabetização, são consideradas elevadas. No entanto, os estados sofrem com vários problemas urbanos, como engarrafamentos, déficit de moradia, violência, poluição, etc.  

Hidrografia  

A região apresenta vários rios importantes, como o Rio Tietê, Rio Paraíba do Sul, Rio Paraná, Rio Piracicaba, Rio Doce. A região também apresenta a nascente do rio São Francisco, na Serra da Canastra em Minas Gerais.

Vista de Guarapari Os rios da região são utilizados para navegação, mas principalmente para a produção de energia elétrica através de usinas hidrelétricas. Nessa região está localizada Furnas.

HIDROGRAFIA
Rio Tietê na altura de Barra Bonita/Igaraçu do Tietê ao fundo UHE de Barra Bonita (Médio Tietê).Devido à suas características de relevo, predominam na região os rios de planalto, naturalmente encachoeirados. Entre as várias bacias hidrográficas, merecem destaque:

BACIA DO PARANÁ — O rio principal é formado pela junção dos rios Paranaíba e Grande. Nessa bacia se localizam algumas das maiores hidrelétricas do país, tanto no rio Paraná (Urubupungá e Itaipu) como nos rios Paranaíba (Cachoeira Dourada e São Simão) e Grande (Furnas e Volta Grande). 

BACIA DO SÃO FRANCISCO — O principal rio nasce em Minas Gerais, na serra da Canastra, atravessa a Bahia e alcança Pernambuco, Alagoas e Sergipe, no Nordeste. Recebendo alguns grandes afluentes e outros menores, que chegam inclusive a secar (rios temporários), o São Francisco tem alta importância regional, por oferecer transporte, alimentação, energia elétrica e irrigação.
No seu alto curso, que vai da nascente a Pirapora (Minas Gerais), o São Francisco é acidentado e não-navegável, oferecendo, por outro lado, alto potencial hidrelétrico. A Usina Hidrelétrica de Três Marias foi aí construída a fim de regularizar o curso do rio, fornecer energia elétrica e ampliar seu trecho navegável, através de comportas que fazem subir o nível das águas. Já no médio curso, que estende de Pirapora e Juazeiro (estado da Bahia), o rio é inteiramente navegável. O baixo curso do São Francisco localiza-se inteiramente na região Nordeste. 

BACIAS DO LESTE — São um conjunto de bacias secundárias de diversos rios que descem das serras litorâneas para o Atlântico, merecendo destaque as bacias dos rios Pardo, Rio Doce e Jequitinhonha, em Minas Gerais, e Paraíba do Sul, em São Paulo e Rio de Janeiro. 

BACIAS DO SUDESTE-SUL — A região Sudeste é drenada também por estas bacias, destacando-se a do rio Ribeira do Iguape, no estado de São Paulo.

Clima  

Tropical - ES, RJ, norte de MG, oeste de SP. Apresenta temperaturas médias anuais elevadas e duas estações definidas: verão chuvoso e seca de inverno.

Tropical de Altitude - ocorre nos trechos mais elevados do relevo e caracteriza-se por temperaturas mais suaves (média anual em torno de 18°C).

Subtropical - aparece no sul de SP, é marcado por chuvas bem distribuídas durante o ano e temperaturas médias anuais mais baixas, entre 16°C e 17°C, apresentando grande amplitude térmica anual.

Semiárido - ocorre ao norte de MG, apresenta estação seca anual de 4 a 5 meses ou até mais nos vales do Rio São Francisco e Jequitinhonha. As temperaturas são mais elevadas e há menos umidade.  



Vegetação 


Composta pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo a região Sudeste do Brasil compõe uma vegetação muito interessante e importante para todo país. Os climas que estão presentes na região são: Tropical, litorâneo úmido, subtropical e tropical de altitude, proporcionando uma temperatura e quantidade de chuvas ideais para o desenvolvimento de diversas espécies de plantas.
A Floresta Tropical é uma das mais comuns formações vegetais encontradas na região Sudestebrasileira, ainda mais perto do oceano, nas cidades litorâneas. Quanto mais para o interior e mais seco o clima menor a quantidade e densidade destas florestas, mas elas ainda continuam existindo. A região ainda conta com formações de caatinga e cerrado em toda sua extensão. 

Cultura 
Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo são os estados que integram a região Sudeste do Brasil. As manifestações culturais são muito diversificadas, com grandes influências dos povos indígenas, africanos, europeus e asiáticos. 

Entre os vários elementos da cultura do Sudeste, estão:

Carnaval – festa popular comemorada em todo o Brasil. No Rio de Janeiro é realizado o carnaval mais famoso do mundo, e atrai turistas brasileiros e estrangeiros para prestigiarem os desfiles das escolas de samba.

Desfile de escolas de samba no carnaval
Batuque – dança africana que representa um ritual de fertilidade, sendo difundida nas cidades do interior paulista. A dança é realizada através de uma fileira de homens que fica a 15 metros de distância das mulheres, e, ao iniciar o ritual, os homens e as mulheres dão a “umbigada”, ou seja, o ventre da mulher bate na barriga do homem.


Samba de Lenço – é considerado o ancestral do samba cosmopolita. A utilização do lenço é uma forma de devoção a São Benedito. Apresenta aspectos similares ao jongo e o batuque. Sua dança é de origem africana, podendo ser praticada tanto no meio urbano (samba de salão) quanto na zona rural (samba de roda, samba campineiro e samba de lenço).


Folia de Reis ou Reisado – folguedo que ocorre no período do natal, de 24 de dezembro a 6 de janeiro, dia dedicado aos Santos Reis. A formação das folias difere-se conforme o lugar, normalmente são grupos de rapazes que realizam uma cantoria. Os instrumentos utilizados são: cavaquinho, violão, pandeiro, pistão e tantã. É um costume de origem portuguesa em comemoração à festa do Divino ou dos Reis Magos.

Folia de Reis
Congada – a congada consiste na luta do Bem contra o Mal. O Bem é representado pelos cristãos, o Mal é o grupo de mouros. O Bem usa roupa azul, e o mal, vermelha. Há lutas, embaixadas, cantos, e sempre os cristãos vencem os mouros, que são batizados. E, todos juntos, fazem a festa em louvor a São Benedito, padroeiro dos negros em todo o Brasil.

Ticumbi – consiste numa vertente da congada, praticada somente no Espírito Santo. São negros com trajes brancos e fitas coloridas. É uma manifestação guerreira dramática. 

Dança de São Gonçalo – dança de origem portuguesa. É composta por duas fileiras, uma de homens e outra de mulheres, na qual as moças se vestem de branco, rosa ou azul. Cada fileira é encabeçada por dois violeiros que ditam o ritmo da dança. Os dançarinos ficam dando “voltas” que recebem nomes especiais, como marca passo, parafuso e casamento.

Festa de Iemanjá – muito popular no Nordeste, em especial na Bahia, a Festa de Iemanjá é uma homenagem à principal entidade feminina do Candomblé, Umbanda e Macumba. Nessa manifestação cultural os devotos levam presentes (perfumes, bebidas flores, etc.) para a Rainha do Mar.

Festa de Iemanjá
A culinária do Sudeste brasileiro é bem diversificada, e apresenta elementos da culinária indígena, dos escravos africanos e dos imigrantes europeus e asiáticos. Entre os principais pratos típicos da região estão: feijoada, feijão-tropeiro, farofa, cuscuz paulista, pizza, moqueca capixaba, angu, frango com quiabo, pão de queijo, cachaça de alambique, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário